top of page
  • Foto do escritorLuana Aguiar

As cores de 2023 + tendências!

Todo ano, empresas como a Suvinil e a WGSN fazem um estudo de tendências e, como resultado, apontam qual será a cor do ano seguinte. As cores eleitas para 2023 já foram reveladas! Bora conferir quais são elas?

Cor do ano - 2023 Suvinil
Cor do ano - 2023 WGSN + Coloro

Estudos de tendências são pesquisas baseadas em análises de consumo, comportamentos, movimentos sociais e percepções sobre formadores de opinião, que resultam em uma visão global de todos os elementos que moldam as tendências e impulsionam os consumidores. Dentre esses elementos, as cores ganham grande destaque, já que são fundamentais no desenvolvimento e criação de produtos e experiências, sejam elas físicas ou digitais; e servem como um guia em diversas áreas - da comunicação ao setor automobilístico.


Várias empresas realizam esse tipo de pesquisa, mas esse post tem como base os estudos da Suvinil e da WGSN, que são as que eu acompanho já há algum tempo.


Começando pela Suvinil, em 2023 nós "usaremos as cores como nosso oráculo. A inteligência cromática que sempre nos foi natural, e que fomos esquecendo com o tempo, ganha um resgate épico. Reaprendemos a utilizar as cores para nos equilibrar e organizar nossas histórias pessoais. Elas abrem os caminhos para um reset necessário e podem ser o tempero ideal para quaisquer que sejam nossas emoções. Elas facilitam a reinvenção do nosso bem-estar e nos reconectam com nosso interior e com a energia do mundo. Mais do que vibrações que tingem o mundo ao nosso redor, as cores têm poder – e quando nos munimos delas, nos sentimos mais aptos para seguir nossos destinos."


Sendo assim, a Suvinil montou uma paleta de cores que conversa com esse contexto de otimismo, desejo, medo, cansaço e curiosidade. Entre tons terrosos, cores neutras e suaves, com um toque vibrante, está a Calcita Alaranjada, a cor de 2023: um laranja terroso que traz o equilíbrio entre o solo e a sensação de segurança de quando olhamos para o passado e a energia da novidade, que inspira um olhar positivo para o presente/futuro.

Calcita Alaranjada: a cor de 2023 eleita pela Suvinil
Calcita Alaranjada: a cor de 2023 eleita pela Suvinil
Paleta de Cores - Tendências 2023 Suvinil
Paleta de Cores - Tendências 2023 Suvinil

Já a WGSN, divulgou 5 cores para o ano de 2023. Os tons escolhidos oferecem sentimentos de cura, transformação, descoberta, simplicidade e prazer após um período desafiador vivido nos últimos anos. Com as prioridades e percepções alteradas, o consumidor buscará por uma sensação de equilíbrio e esperança. Dentre as 5 cores, a Digital Lavender foi a escolhida como a cor do próximo ano: um tom de lilás que evoca calma e equilíbrio, que está muito presente em plataformas digitais e que representa o misto entre o mundo real e o mundo virtual.

Paleta de Cores 2023/24 - WGSN + Coloro
Paleta de Cores 2023/24 - WGSN + Coloro
Digital Lavender - A cor de 2023 pela WGSN + Coloro
Digital Lavender - A cor de 2023 pela WGSN + Coloro

BONUS: A WGSN já divulgou a cor de 2024 (rápidos né?) e ela é bem parecida com a Calcita Alaranjada da Suvinil! Ou seja, esses tons de laranja-meio-marrom e marrom-meio-laranja chegaram pra ficar mesmo!


Apricot Crush: A cor de 2024 pela WGSN
Apricot Crush: A cor de 2024!

Bom, se você gostou das cores e quer algumas ideias de como utilizá-las na decoração, aqui vão algumas imagens de inspo:

Bedroom decor - Via Three Birds Renovations
Via Three Birds Renovations
Sala de jantar - Via @saraheartmann
Via @saraheartmann
Via Archdaily
Via Suvinil
Bedroom boho
Via The Bahan Collective
Bedroom decor
Via keashainlalaland

Gostou das tendências para os próximos meses? Me conta nos comentários :)

{E se quiser levar mais cor pro seu cantinho, é só correr lá no site! www.almaistore.com }


Com amor,

Luana



bottom of page